Departamento acadêmico

Se os médicos fracassam na maioria das doenças é que tratam do corpo sem a alma, e que o todo não estando em bom estado , é impossível que a parte se porte bem”- Evangelho Segundo o Espiritismo

DA-AME-SP (Departamento Acadêmico da Associação Médico Espírita de São Paulo)

 

OBJETIVO DO DEPARTAMENTO

I- Incentivo à formação e manutenção de Grupos de Estudos de Medicina e Espiritismo (GEMEs) e de Núcleos Universitários de Saúde e Espiritualidade (NUSEs), além de Congressos de Saúde e Espiritualidade ou Espiritismo no meio acadêmico para promoção do estudo e divulgação nas universidades sobre as contribuições que o Espiritismo traz à área da saúde
II- Estímulo e apoio à realização de pesquisas cientificas envolvendo Saúde e Espiritismo ou Saúde e Espiritualidade;
III- Contribuir para a formação de um estudante, e de um futuro profissional, mais espiritualizado dentro da faculdade e também após concluir a graduação.

MODO DE FUNCIONAMENTO

Extensão (Eventos):
- Simpósios anuais pelo NUSE de Marília (FAMEMA) e Departamento Acadêmico da UNESP-Botucatu
- Apoio ao Congresso Nacional Universitário Espírita (VII Congresso 15 a 17 de Outubro 2010 em Vitória – ES).

Extensão (Assistência):
- Acadêmicos interessados estão autorizados a acompanhar e participar da atividade de assistência da AME-SP no Grupo Espírita Cairbar Schutel às 20hs das quintas-feiras. Rua Pedro Severino 325 – Bairro Jabaquara. Próximo à Estação Conceição de metrô.

Ensino:
- Departamento acadêmico da Marília denominado Núcleo Universitário de Saúde e Espiritualidade Bezerra de Menezes - FAMEMA ( NUSE)
- Departamento Acadêmico de Botucatu – UNESP.
- Departamento Acadêmico da FAMERP- Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto denominado Núcleo Universitário de Ciências e Espiritismo (NUCE).

A intenção dos participantes é o principal aspecto a ser observado na formação de um grupo de estudo, para que haja definição de objetivos. “ E Jesus voltando e vendo que eles o seguiam disse- lhes: Que buscais?” João, 1:38
É importante que o grupo estabeleça claramente seu interesse de estudo , que pode ser peculiar para cada localidade, e realize um planejamento a fim de que haja uma diretriz, um objetivo a ser alcançado. "Espíritas, amai-vos ! Este o primeiro ensino ! Instruí-vos, este o segundo ! - ( Evangelho Segundo o Espiritismo - cap. VI item 5 )
Com isso, os novos participantes saberão desde cedo de que tipo de grupo estão participando e com qual proposta estão lidando. Naturalmente, os interesses do grupo podem sofrer alterações e melhoramentos com o tempo, mas é importante que seja estabelecido, desde o início das atividades, o estudo da Doutrina Espírita de forma disciplinada. “O que caracteriza um estudo sério é a continuidade (...) Os espíritos superiores só comparecem as reuniões sérias àquelas sobretudo em que reina a perfeita comunhão de pensamentos e bons sentimentos” (Introdução dos Livro dos espíritos)
A exemplo do nosso amigo Francisco Candido Xavier é imprescindível no início e no final das reuniões que realizemos uma prece “Em qualquer lugar que se encontrem duas ou três pessoas reunidas em meu nome eu estarei no meio delas”.( São Mateus, cap XVII, v. 20)
Se desistências acontecerem , não se preocupe , saber ouvir e falar são atitudes de disciplina e crescimento. “A luta é ardua , mas a vanguarda na Terra é tomada de percalços sem conta, as fontes de suprimento na supervisão permanecem a postos e não nos faltarão com os recursos necessários”- Bezerra de Menezes

Pesquisas: em parceria com o NUPAME (Núcleo de Pesquisa da AME disposta a auxiliar) o DA-AME-SP está contribuindo na realização das seguintes pesquisas:

- “Avaliação da espiritualidade e religiosidade dos estudantes de medicina e implicações frente a sua formação médica”.
Pesquisador JOSÉ ROBERTO LEITE. Co-Investigadores: Leandro Romani de Oliveira, Giancarlo Lucchetti. Universidades participantes: UNIFESP, FAMEMA, FMJ, LUSÍADAS-SANTOS, UFMG, UFES, PUC-SP,UFSM, FAMERP, FCM, UFMS,UNINOVE.

- “Saúde da Mulher e Espiritualidade”
Pesquisador Dr. Roberto Zamith. Co-Investigadores: Giancarlo Lucchetti

HISTÓRICO
De 18 a 21 de junho de 2003 houve o IV MEDINESP onde ocorreu o I Encontro de Universitários Espíritas do Brasil, e estiveram reunidos mais de 30 acadêmicos, representando 18 cursos universitários de diversas e importantes universidades brasileiras. Deste evento foi aprovada a criação do Departamento Acadêmico da AME-BR que promoveu o Departamento Acadêmico da AME-SP.
O Departamento acadêmico da AME-SP já contribuiu para a criação de grupos de estudos espíritas e congressos de saúde espiritualidade e espiritismo nas universidades Santa Casa , USP , UNIFESP, UNESP-Botucatu, FAMERP, FAMEMA, Fundação Lusiadas, e atualmente é constituído pelos seguintes 3 grupos membros:
Departamento acadêmico da FAMERP- Núcleo Universitário de Ciências e Espiritismo
A Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP) - SP, que é constituída pelos cursos estaduais de Medicina e Enfermagem, possui para estudo do Espiritismo, em seu sentido mais amplo, abraçando ciência, filosofia e religiâo, o Grupo Espírita Seara do Amor (GESA) e seu braço universitário: Núcleo Universitário de Ciências e Espiritismo (NUCE).
O GESA se reúne todas as segundas-feiras, às 12:30h, para o estudo alternado de quatro das cinco obras básicas do espiritismo: O céu e o Inferno, O Livro dos Espíritos, O Livro dos médiuns e A Gênese. Também se reúne todas as quintas- feiras, às 12h, para o estudo do Evangelho Segundo o Espiritismo, em alternancia com livros espíritas que falam sobre Jesus, como Jesus no Lar, psicografia de Francisco Cândido Xavier, pelo espírito Neio Lúcio. Essas reuniões, com duração de uma hora, ocorrem em um auditório cedido pela faculdade, já há 10 anos, e é frequentado por funcionários (em sua maioria), discentes e docentes.
Uma vez por mês, nas quintas-feiras ao meio dia, o GESA traz palestrantes de toda a região, para proferirem palestras nesse mesmo espaço da faculdade, proporcionando momentos de grande júbilo aos frequentadores.
Aliado ao GESA, o NUCE, no qual participam estudantes de medicina e enfermagem, procura aproximar ainda mais Espiritismo de Ciência, através do estudo de obras de André Luiz, pela psicografia de Francisco Cândido Xavier, e de livros como A Alma da Matéria, de autoria da Dra. Marlene Nobre, artigos científicos e de vídeos da Uniespírito, de autoria do Dr. Sergio Felipe de Oliveira.As reuniões ocorrem nas quintas-feiras, das 19h às 20h, em uma sala de aula, reservada nesse horário para esse fim.
Contato: Gabriela email : Gabriela_longo@yahoo.com.br

Departamento Acadêmico de Marília (NUSE-FAMEMA)

No Núcleo Universitário de Saúde e Espiritualidade Bezerra de Menezes – FAMEMA( NUSE) inaugurado em 2007, é constituído por acadêmicos de medicina, enfermagem e profissionais enfermeiros, professor de educação física e docentes.Estuda e realiza práticas clinicas relacionados ao tema saúde, doutrina espírita e espiritualidade , bem como pesquisa na Unidade Saúde da Família. O estudo acontece nas quartas feiras , a partir das 19hs na Faculdade de Medicina de Marília .
O grupo fundou a Sociedade Científica de Saúde e Espiritualidade em 2008, destituída de cunho religioso , a qual é constituída por acadêmicos de Medicina e Enfermagem e docentes que realizam atividades de ensino, prática clínica, pesquisas e projetos de extensão com tema saúde e espiritualidade
Contato: Janaína – janalo2003@yahoo.com.br

Departamento Acadêmico de Botucatu –UNESP

O grupo realiza estudo sobre temas que envolvem saúde , espiritismo e espiritualidade em reuniões quinzenais, das 20h às 21h30, na sala Marco Aurélio do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Botucatu/UNESP. Os integrantes do núcleo realizam visitas semanais a enfermarias do Hospital das Clínicas para fazer prece junto com os pacientes.
O grupo fundou o projeto de extensão de Saúde e Espiritualidade na UNESP-Botucatu no inicio de 2010 e atualmente tem concentrado suas atividades na organização do mesmo
Contato Yasmin email :yazeenni@hotmail.com

  • facebook-square
  • twitter-bird2-square
  • google-plus-square

Copyright (c) 2013 - Associação Médico-Espírita de São Paulo. Todos os direitos reservados.
Rua Pedro Severino Jr., 323 - 1º andar - Vila Guarani - São Paulo - Brasil. CEP - 04310-060