Núcleo de estudos em envelhecimento "Dias da Cruz"

INTRODUÇÃO

O envelhecimento populacional mundial é visível e impõe ao profissional da saúde um novo desafio. O idoso tende a se aproximar cada vez mais de sua espiritualidade no decorrer de sua vida como forma de suprir seus anseios e suas dúvidas. Com o envelhecer, ocorre a perda de algumas capacidades físicas, mentais e sociais. Porém, o envelhecimento é um grande momento onde os valores e o sentido da vida, sentimentos, pensamentos, a convivência com doenças crônicas, a proximidade ou ausência de familiares no cotidiano e a finitude da vida orgânica trazem ao idoso oportunidades de evolução e crescimento espiritual.
Urge discutirmos e propormos medidas que garantam o máximo de qualidade de vida, autonomia e independência através de um envelhecimento saudável e ativo. É preciso que o atendimento técnico multiprofissional ao idoso caminhe junto ao atendimento fraterno e acolhedor, despertando nele as potencialidades da alma e a capacidade de reflexão sobre si como um agente atuante no processo de prevenção, enfrentamento e tratamento dos males físicos, mentais e espirituais.

MEMBROS

Clarice C. Nebuloni
Elvira Gruppi
Giancarlo Lucchetti

Alessandra Lamas Granero Lucchetti

Luis Gustavo Langoni Mariotti
Rodrigo Modena Bassi
Salete Nacif

OBJETIVO

O grupo é composto pelo tripé: ESTUDO, PESQUISA E ASSISTENCIALISMO
Objetiva-se estudar o envelhecimento e seus aspectos segundo a ótica da doutrina espírita e a relação entre a espiritualidade do idoso e sua saúde;
Fazer pesquisas relacionadas à temática do envelhecimento no campo da espiritualidade e no campo do espiritismo;
Divulgar a AME São Paulo na comunidade científica;
Realizar simpósios com a temática;
Realização de trabalho assistencial.

  • facebook-square
  • twitter-bird2-square
  • google-plus-square

Copyright (c) 2013 - Associação Médico-Espírita de São Paulo. Todos os direitos reservados.
Rua Pedro Severino Jr., 323 - 1º andar - Vila Guarani - São Paulo - Brasil. CEP - 04310-060