NÚCLEO de MEDICINA VETERINÁRIA e ESPIRITUALIDADE – NUVET - AME

Membros:

- Irvenia L. S. Prada: coordenadora;
- Paula A. S. Bastos: secretária geral;
- Vinícius Perez Santos: departamento de divulgação;
- Carla Cavalva e Silvana Maria Vieira : departamento de áudio-visual;
- João Amaro: tesoureiro.

INTRODUÇÃO

            Nossa cultura ainda vive sob fortes resíduos de um paradigma que visa apenas o bem-estar do ser humano, sendo os animais subjugados e explorados  para essa finalidade. Em conseqüência, é lamentável a maneira como são tratados, seja na produção de alimentos, nos espetáculos de diversão pública (circo, rodeio, vaquejada, tourada, farra-do-boi, rinha e outras situações), em esportes ou mesmo em sua utilização no ensino e na pesquisa.

            Em contrapartida, vem se expandindo um movimento globalizado, favorecido pelo conhecimento trazido pela própria ciência, nos últimos anos, de que os animais são seres sencientes, com inteligência, memória e capacidades cognititvas antes desconhecidas ou pouco consideradas. Acaba de confirmar esse conceito, O Manifesto de Cambridge (07/07/2012), exarado por vinte e seis neurocientistas de vários países, liderados pelo Dr. Philip Low, pesquisador da  Stanford  University  e  do  Massachusetts Institute of Technology, USA, do qual consta a declaração:  Todos  os  mamíferos,  aves  e  alguns  invertebrados  como  os  polvos,  têm  consciência.

            Para nós, espíritas, a responsabilidade é maior, pois temos informações nas obras da codificação e correlatas, que os animais são em essência, princípios inteligentes (O Livro dos Espíritos, item 597), cabendo aos superiores a missão de amparar e educar os inferiores (mentor Alexandre em Missionários da Luz, cap. IV, de André Luiz).

            Essa missão se torna dever para nós, médicos veterinários espíritas, pois além do juramento profissional, temos hoje um bom conhecimento das características orgânicas e psíquicas dos animais. Assim, optamos por uma nova proposta, e Espiritualidade é o termo que a define, não como manifestação mística, mas como oportunidade de transcendência, de busca de um relacionamento harmônico com os animais. Os valores se depuram, as escolhas são mais refinadas e a moral visa o bem comum.

 

REUNIÕES – os membros do NUVET – AME reúnem-se duas vezes por mês, às 5as feiras, das 19:00 às 23:00 hs, nos próprios da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia – USP.

 

OBJETIVOS IMEDIATOS:

- divulgar informações a respeito da verdadeira natureza dos animais, como       seres sencientes e como princípios espirituais em evolução;

- divulgar informações sobre a temática bem-estar dos animais,       considerando os vários setores de atividade        humana dos quais eles      participam;

-  identificar médicos veterinários espíritas e outros profissionais ou            acadêmicos   de áreas afins, espíritas e motivá-los a participarem deste          movimento;

-  dar testemunho de convicções pessoais a respeito do assunto, nas         diversas situações em que ele se apresentar, optando sempre, quer      individualmente, quer coletivamente, por atitudes de não-violência e     de paz.

 

OBJETIVO FINAL - promover a conscientização da comunidade sobre a questão e motivá-la para a vivência de uma relação harmônica entre seres humanos e animais, reconhecendo-lhes a capacidade de sofrer e o direito à própria vida.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CLIQUE AQUI PARA LER O ARTIGO 

ASSISTÊNCIA  ESPIRITUAL  A  ANIMAIS

 

  • facebook-square
  • twitter-bird2-square
  • google-plus-square

Copyright (c) 2013 - Associação Médico-Espírita de São Paulo. Todos os direitos reservados.
Rua Pedro Severino Jr., 323 - 1º andar - Vila Guarani - São Paulo - Brasil. CEP - 04310-060