Instituto de Saúde

Instituto de Saúde da AME-SP  foi criado há mais de vinte anos, pela Dra. Marlene Nobre
com o intuito primeiro de prestar assistência, cuidado e acolhimento a pacientes de forma integral, bem como de capacitar os médicos a tratar doentes e não apenas doenças.

Para tanto, o Instituto desenvolve estudos e pesquisas a fim de divulgar o paradigma médico-espírita, ou seja, a relação intrínseca entre a espiritualidade e as doenças, objetivando o tratamento integral da saúde. O trabalho desenvolvido é pautado na noção de que o ser humano não é simplesmente um corpo físico.

 

Na realidade, há de se levar em consideração no tratamento de pacientes que cada indivíduo é integrado por um envoltório espiritual, ou seja, por um conjunto de crenças, frustrações, dores, problemas psicológicos e outros, que comprovadamente têm influência importante sobre o corpo físico, origem primária das doenças.

Amar e servir ao próximo, significando as noções de saúde e adoecimento, são os verdadeiros ideais de fraternidade e acolhimento do Instituto.

“Não importa nossas crenças materiais ou espirituais, atitudes religiosas ou anti-religiosas, necessitamos explorar a relação entre a saúde e a espiritualidade, para aprimorarmos nosso conhecimento sobre o ser humano e nossas abordagens terapêuticas”
Alexander Moreira

Tratamento

O processo de tratamento oferecido pelo Instituto passa por algumas etapas, que objetivam a mudança efetiva de comportamento dos assistidos e a possível cura.

 

O primeiro atendimento passa pelo acolhimento do assistido, pela identificação das suas doenças físicas, psíquicas e espirituais, e pelo encaminhamento para a fluidoterapia, com o emprego de recursos magnéticos de altíssima capacidade curativa.

 

Nessa etapa, é fundamental que a Casa passe ao assistido a certeza de que lhe acolhe e lhe recebe, criando um sentimento de pertencimento, de identidade e de afinidade espiritual, que possibilitará a efetiva adesão dos pacientes ao tratamento.

Essa adesão será fundamental, porque o tratamento não se esgota na fluidoterapia. Ele busca e depende também da efetiva transformação e conscientização dos pacientes, com novas influências espirituais. Ele cria as bases psicológicas para a implementação das mudanças do comportamento que diminuam as influências espirituais e, por consequência, os sintomas sentidos.

 

Ou seja, o engajamento entre Instituto e paciente, em um tratamento integrado, é o que trará a possibilidade para a cura e autocura. É preciso desejo de se transformar, de entendimento, de servir, de compartilhar, de amar e de perdoar o próximo para que possamos criar condições para a cura.

Ajude a AME-SP a continuar em suas atividades

Futuro

O Instituto trabalha arduamente não só para manter a qualidade como para ampliar sua capacidade de atendimento e acolhimento. Criamos, por exemplo, um Pronto Socorro de acolhimento espiritual virtual, por meio do qual o assistido poderá entrar em contato com o Instituto para receber uma palavra amiga, uma oração, uma orientação, ou qualquer outra forma de conforto de um dos nossos profissionais da saúde.

 

Objetivamos, ainda, ter uma sede própria mais ampla, próxima ao GECS, onde pretendemos realizar atendimentos presenciais e confeccionar trabalhos científicos com base empírica nos resultados obtidos.

 

Por fim, outros projetos estão sendo desenvolvidos, como a implementação de Receituários de Práticas Espirituais.

Coração Fraterno

Esse projeto tem por objetivo oferecer momentos de Acolhimento, Escuta e Fé àqueles que estão em acompanhamento pelo Instituto de Saúde da Associação Médico Espírita de São Paulo (AME-SP) ou àqueles que necessitem de apoio e orientação no campo da espiritualidade nesse momento de turbulência que vivemos enquanto humanidade.