A Associação Médico Espírita de São Paulo (AME-SP)
é uma organização dedicada ao estudo, ensino
e prestação de cuidados no campo da Saúde.

Entendendo saúde como estado de plenitude e harmonia orgânica, psicológica e espiritual . É uma entidade com fins científicos, educativos e beneficente e sem fins lucrativos. Segue a Doutrina Espírita, codificada por Allan Kardec , tendo em vista as suas relações, integração e aplicação nos campos da Filosofia, da Religião e das Ciências, em particular da Medicina, procurando fundamentá-las através de estudos, realização de estudos científicos e ensino do novo paradigma médico-espírita.

O Paradigma Espírita abrange, entre outros princípios:

  1. A sobrevivência da alma
  2. A comunicabilidade entre espíritos
  3. A reencarnação
  4. A constituição do ser humano em corpo físico, corpos sutis e espírito.

Ao divulgar este novo paradigma, a AME-SP espera contribuir para o progresso da Ciência e da Medicina como um todo, evidenciando o caráter bio-psico-sócio-espiritual de cada individualidade.

A AME-SP é constituída por médicos e demais profissionais de saúde e está aberta a todos os que possuem interesse ou estejam dispostos a contribuir com este ideal. Faz parte, igualmente, de seus objetivos, difundir o ideal médico-espírita, através de simpósios, congressos, vídeos, cursos, boletins e outros meios de comunicação, e vivê-lo no ambiente hospitalar, ambulatorial e Universitário.

Nossas Atividades

Nossa História

A ideia da criação desta instituição deu-se nos idos de 1968, por um grupo de médicos que se reunia na casa do médium, Spartaco Ghilardi, à Rua Rosa e Silva, em São Paulo, e evidentemente só poderia ter sido “programada” antes da reencarnação. A 30 de março daquele ano, sua fundação foi concretizada na biblioteca do Hospital São Lucas, em São Paulo, sob as bênçãos do Dr. Bezerra de Menezes e Batuíra.

 

Mais tarde, por volta de 1995, foi criada a Associação Médico-Espírita do Brasil com o intuito de agregar todas as AMEs existentes em nosso país.

 

Desde a fundação da AME-SP, fizeram parte de seu quadro associativo, nos mais diversos cargos, espíritos da mais elevada consideração, como Antonio Ferreira Filho, Luiz Monteiro de Barros, Roberto Brólio, Reynaldo Kuntz Busch, Adroaldo Modesto Gil, Eurico Branco Ribeiro, Oswaldo Jesus de Oliveira Lima, Ary Lex, Elisete Santana, Luiz Carlos e Miguel Dorgan, Antonio Godinho de Mônaco, Maria Júlia e Ney Prieto Peres, Marlene Nobre, Abrahão Rotberg, Alberto Lyra, Ney Coutinho, Alfredo de Castro, Homero Pinto Vallada, Elisabeth Rezende Nicodemos, Marco Antonio Palmieri e Sérgio Felipe de Oliveira, somados a outros diversos colaboradores.

Desde 1980, a AME abraça também outras classes de profissionais liberais interessados na Área da Saúde ou em pesquisas afins, mantendo a exigência de que sejam espíritas kardecistas.

 

Dentre as atividades já desenvolvidas pela entidade, podemos citar três SIBRAPAMEs – Simpósio Brasileiro de Parapsicologia, Medicina e Espiritismo – realizados no auditório principal da USP; palestras com autoridades internacionais tais como Dr. Ian Stevenson, H. N. Banerjee, Thelma Moss e Cleve Baxter; produção de Boletins, em um total de onze, além de vídeos dos cursos e palestras produzidos por seus membros.

 

A partir de 1991, a cada dois anos, realizou-se o Mednesp, congresso médico-espírita de âmbito nacional, que deu origem, em 1995, à Associação Médico-Espírita do Brasil – instituição que congregou as AMEs de todo o país e que passou, em 1997, a ser responsável pela realização dos congressos nacionais, tendo trazido desde 2003, ilustres convidados estrangeiros que abrilhantaram o evento, como os Professores Drs. Harold Koenig, Amit Goswami e Peter Fenwick.

Ajude a AME-SP a continuar em suas atividades